Projecto Educativo

Ver Projecto Educativo e Regulamento da Escola em PDF:

A Escola tem vindo a ocupar, nos últimos anos, um lugar cada vez mais importante na vida das crianças e dos jovens: prolonga-se sucessivamente o período da escolaridade obrigatória; criam-se mais anos e variantes para o ensino pós-obrigatório; aposta-se na educação como factor de mobilidade social e de desenvolvimento cultural, económico e social das nações; reclama-se da escola um papel decisivo na preparação pessoal e profissional das novas gerações; atribuem-se-lhe cada vez mais funções, que vão sendo, entretanto, abandonadas por outras instâncias e grupos sociais.

Centrada, em tempos, fundamentalmente, na sua função instrutiva – cabendo à família e a outros grupos de inserção as funções de socialização, de preparação para a vida social e de formação profissional – pede-se hoje à escola que assuma no essencial todas essas funções, e, por vezes, de uma forma muito só. A Escola deverá ser o local privilegiado de socialização, de instrução, de promoção do desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Deverá ser não só Escola para a vida como Escola na vida.

É para essa direcção que apontam todos os estudos, recomendações e decisões internacionais no domínio da educação. É, também, nesse sentido que vão as opções e orientações definidas, no nosso país, nos últimos anos, em matéria de política educativa e traduzidas nos próprios diplomas legais vigentes [VER MAIS].