Entrevista com Daniel Sampaio – Jornal i

Mai 09, 2010 Sem Comentários de

Entrevista com Daniel Sampaio – Jornal i

Em “Vozes e Ruídos” defende que temos de usar a linguagem dos jovens e um capítulo chama-se “Bute Falar”.

Sim… Isso em 93. Já não uso esse tipo de linguagem. Em 94, quando escrevi “Inventem-se Novos Pais”, era importante dizer aos pais “oiçam os adolescentes”. Em 2010, os adolescentes já têm a sua voz. O essencial é dizer “atenção, os pais precisam de ajuda e estão inseguros”. Há situações preocupantes, em que os adolescentes comandam a vida familiar. Houve muita permissividade.

Quando deixa de haver espaço para negociação e é preciso ser autoritário?

Uma família não é uma estrutura democrática tradicional. Há um momento em que é preciso decidir, e quem decide é o adulto. É fundamental que decida sobretudo nas questões de saúde e de segurança. Se um pai sabe que o filho frequenta um grupo onde há drogas, qualquer tipo de droga, deve proibir de forma clara. O adolescente pode desobedecer, mas vai fazê-lo com a proibição dos pais na cabeça. O grande problema das famílias é que os jovens não sabem se estão a transgredir, porque não há regras.

Que tipo de adultos serão?

Isto traz consequências a nível da frustração e a nível moral. A educação deve ter uma dimensão de frustração, que é “tu não podes ter tudo quanto queres”. Qualquer aprendizagem exige esforço. Não se deve desistir à mínima coisa. Aprendi isso com os meus pais, que não admitiam que faltássemos à escola, a não ser que estivéssemos mesmo doentes. Era o nosso dever. E depois é importante a chamada educação para os valores: aquilo que eu pai e eu mãe achamos que é importante para ti nesta família.

A conduta dos pais é responsável pela conduta dos filhos?

Não. Os pais são determinantes, mas não são os únicos responsáveis. Devemos dizer às crianças e aos adolescentes que eles são responsáveis pelos próprios actos de acordo com a sua idade. Uma criança de um ano não pode decidir a sua vida, mas pode arrumar os brinquedos.

Entrevista integral em www.ionline.pt/conteudo/54730-daniel-sampaio-ninguem-se-suicida-so-ser-vitima-bullying

Daniel Sampaio, Temas em Discussão

Sobre o Autor

Webmaster
Sem Comentários to “Entrevista com Daniel Sampaio – Jornal i”

deixe um comentário

Tweeter button Facebook button Myspace button Youtube button